Sobre mim ♥


Sou uma rapariga como as outras, de 23 anos, que vive nos arredores da capital de Portugal. Já fui emigrante em França, durante cerca de onze anos, e foi lá que realizei todo o meu ensino básico. Falo fluentemente português e francês e embora nunca tenha gostado muito de inglês e de ter sido péssima aluna na escola nesta disciplina, posso afirmar orgulhosamente que já fiz grandes melhorias e que já começo a arranhar um pouco esta língua.

Sonho em ser educadora e professora e felizmente esse sonho está a meses de ser alcançado. Em breve terminarei o meu mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e embora muitas pessoas continuem a dizer que irei para o desemprego como tantas outras colegas minhas que infelizmente o estão, prefiro manter a esperança e acreditar que muito em breve estarei a exercer na minha área.  Adoro crianças e acredito sinceramente num país que possa oferecer a todas elas uma boa educação. Sei que estamos longe disso, mas enquanto futura educadora e professora sei também que farei os possíveis para contribuir para esta minha crença.

Muitas pessoas caracterizam-me como sendo uma rapariga extrovertida, amiga, vaidosa, rabugenta, sonhadora, dorminhoca, perfeccionista, dedicada, ambiciosa, mau feitio, sincera, criativa, trabalhadora, carinhosa, apaixonada... enfim, toda uma panóplia de coisas. Eu cá caracterizo-me por ser eu mesma, variando o feitio e as características de dia para dia, consoante o humor, os estados do tempo ou os acontecimentos que ocorrem na minha vida. Sou filha, irmã mais velha, namorada, sobrinha, afilhada, madrinha, prima, neta, dona, amiga...

Não sou fã de fazer desporto mas adoro ver quem faz. Gosto de ouvir música mas não repetitivamente. Gosto de ler aqueles livros gordos que poucas pessoas agarram. Vejo séries atrás de séries mesmo quando tudo na minha vida me diz que não tenho tempo para perder com elas. Gosto de escrever sobre tudo o que me passa pela cabeça, agradando ou não às pessoas. Adoro praia, adoro piscina, adoro calor... adoro verão! No entanto, confesso que não viveria se não houvesse dias de frio e chuva em que pudesse ficar em casa vestida com o meu pijama super quentinho o dia todo enrolada numa manta a ver um bom filme perto da lareira da sala.

Sou feita de pequenos pormenores, pequenas vontades, pequenas alegrias e também pequenas tristezas. Sou feita de sabores, cheiros e visões que vou saboreando, cheirando e visualizando ao longo do tempo. Sou feita das interacções, boas ou más, que vou realizando ao longo da vida. Sou feita de carne e osso  e, como todos vós, tenho sentimentos, opiniões, sonhos e receios que partilho aqui neste cantinho da blogosfera... Esta sou eu!

Sejam bem vindos!
Cátia  ♥

Se quiserem colocar alguma questão acerca de mim estejam à vontade para o fazer...
 Colocarei sempre a resposta por baixo deste texto.


Filipa: Qual é o teu maior sonho?
R: O meu maior sonho é sem dúvida alguma construir família e ser mãe. Conseguir ter emprego na minha área e ser feliz. Não precisava de mais nada para ter o meu sonho concretizado! :)

Cláudia S. Reis: Onde te imaginas daqui a 10 anos? 
R: Se tudo fosse ideal como sempre sonhei, daqui a 10 anos teria 33 anos. Estaria casada, com um filho e talvez à espera de um segundo. Teria uma pequena casa perto de Lisboa, decorada como sempre a imaginei. Teria um emprego como educadora ou professora. Seria feliz com isso e é com isso que sonho para daqui a 10 anos! :)

Cláudia S. Reis: Gostarias de mostrar este blogue aos teus futuros filhos?
R: Sim! Quando eles tiverem idade suficiente para o ler gostaria de lhes dar acesso para eles poderem explorar este blogue. De certeza que eles iriam adorar descobrir muitas coisas sobre mim e sobre aquilo que gosto! A verdade é que no dia em que descobrir que estiver grávida gostava também de arriscar num blog destinado somente à gravidez, ao bebé e ao seu crescimento. É possível que tal aconteça e possa manter os dois blogs em simultâneo... Será algo a ponderar no futuro! :)

Cláudia S. Reis: Qual é a maior loucura que cometerias por uma pessoa que amas?
R: Pergunta difícil! Sou daquelas pessoas que sempre disse que nunca faria nenhuma loucura por amor até porque sempre apanhei muitas desilusões no campo afectivo. No entanto, de cerca de três anos para cá mudei um pouco a minha perspectiva. Passei por algumas coisas com o meu namorado e muitas vezes senti que era capaz de abdicar de coisas que queria para mim para poder estar com ele. Ele esteve mais de meio ano a trabalhar em África e vontade não me faltou para o seguir. Só não o fiz porque não havia mesmo possibilidade para isso. Essa estadia dele em África coincidiu com a minha candidatura para Mestrado. Sempre sonhei ir estudar para Évora e foi o que acabei por fazer... No entanto, sei que se ele cá estivesse, teria muito provavelmente feito a minha escolha consoante o sítio onde ele estava. Sempre pensei que não deveríamos de abdicar do que gostamos por ninguém... Mas às vezes dou por mim a repensar melhor nas situações! Penso que não sou capaz de dizer uma verdadeira loucura que cometeria sem ter de passar pela experiência... Preciso de sentir na pele e ver se sou realmente capaz!

Luna: Qual é a tua profissão de sonho?
Como podem ler no meu "sobre mim" já estou na recta final do meu curso e a minha profissão de sonho é ser educadora e professora de 1º Ciclo do Ensino Básico.

Luna: Queres ter filhos?
Sim! Definitivamente sim! Penso que por vezes já começo a ter o "relógio" a dar horas nesse sentido. Adorava ter um casal. Um menino que chamaria de Martim e uma menina que chamaria de Madalena.

Luna: Quais são as tuas séries favoritas?
Esta é uma pergunta muito difícil tendo em conta que sou totalmente viciada em série. Visto que é me muito difícil eleger algumas séries de entre as muitas que vejo e já vi, vou deixar aqui a lista completa de todas as minha série. São elas: The Tudors, Once Upon a Time, Switched at Birth, Once Upon a Time in a Wonderland, Witches of East End, American Horror Story, Vikings, Vampire Diary's, Pretty Little Liars, Greek, Dracula, Downton Abbey, Touch, Reign, The Originals, Camelot, Game of Thrones, Charmed, Ghost Wisperer, Titanic (sim a série), New Girl, 90210, The Borgias e Da Vinci's Demons. Acho que estão todas! :)

Luna: Que altura tens?
Tenho 1,73m.

Luna: O que mudavas em ti?
A minha teimosia e mania que tenho sempre razão... Quando quero consigo mesmo ser muito mau feitio!

Luna: Eu acho que o facto de estares a tirar um mestrado te dá vantagem em relação aos outros que só têm licenciatura, não é verdade?
No meu caso, a licenciatura em Educação Básica que tirei em Lisboa e que qualquer um pode tirar em todo o país não me iria servir de nada. Nem a mim, nem a ninguém. A licenciatura não nos habilita à docência o que implica que tenhamos que tirar "obrigatoriamente" o mestrado e nos especializar numa vertente do ensino. Digo isto porque todas as pessoas, tal como eu, quando concorrem à licenciatura têm como ambição ser educadoras ou professoras e a licenciatura em Educação Básica não o permite. Temos de tirar mesmo o mestrado... Basicamente sim considero que tenho vantagem em relação aos que têm a licenciatura mas também considero que me encontro no mesmo patamar que todas as outras pessoas que querem a mesma profissão que eu pois a grande maioria tira o mestrado que é essencial.

4 comentários:

  1. Identifico-me contigo em bastantes aspectos. Quanto aos livros.... igualzinha :P
    Tive de fazer cartão na biblioteca porque adoro mesmo ler e à velocidade que acabo um livro não tenho vida para comprar um todas as semanas ^^

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que o facto de estares a tirar um mestrado te dá vantagem em relação aos outros que só têm licenciatura, não é verdade? :)

    ResponderEliminar
  3. Mas isso é um pouco mal feito, se a licenciatura em si não dá nada, ao menos metiam já o mestrado integrado...

    ResponderEliminar
  4. R: Mas sempre se podem propôr a mestrado no ano seguinte, não é?

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu contributo aqui no meu blogue! :)
Os teus comentários serão sempre que possível respondidos aqui...