segunda-feira, 18 de agosto de 2014

UNIVERSIDADE | Aluna organizada


Decidi escrever este post de modo a responder às perguntas da Anita que me foram colocadas no post anterior e que faziam alusão à minha organização enquanto aluna: Que conselhos dás? Como te costumas organizar?

Ora, eu sempre fui a típica aluna super organizada. Alguns colegas consideravam-me e ainda consideram organizada em demasia. Eu cá considero que a organização é uma mais valia em qualquer pessoa tanto a nível escolar, como futuramente a nível profissional. É claro que muitas pessoas organizam-se melhor sem serem organizadas e outras não... Penso que possa variar de pessoa para pessoa e consoante o que nos der mais jeito... De modo a tentar responder à Anita e quem sabe responder a qualquer um dos meus seguidores, deixo-vos aqui uma pequena lista de conselhos e hábitos que tenho para me organizar:

- Agendas: São fundamentais para mim! São a chave de qualquer organização... Nada melhor que uma agenda para poder escrever em determinado dia o que temos de fazer. Permite-nos calcular o tempo que falta até determinada entrega ou evento e organizar os trabalhos, eventos e acontecimentos da nossa vida académica e não académica. Muitas das vezes as minhas agendas tornam-se uma espécie de "diário". Costumo lá colar talões de compras, apontar as notas das frequências e cadeiras, entre mil e uma coisas. E se não tiver agenda? No período de tempo em que não consigo encontrar "a" agenda (sou um pouco esquisita a escolher agendas confesso) organizo no word uma tabela com os dias do mês de modo a organizar-me temporariamente, imprimo e coloco numa mica logo no inicio do meu dossier. Pelo menos comigo tem resultado.

- Cadernos ou dossiers: Dossiers! Experimentei por duas vezes a utilização de cadernos ao longo de um ano lectivo e nunca funcionou comigo... Acabava por rasgar folhas quando algo não ficava como queria, misturava todas as cadeiras no mesmo caderno, eram muitos cadernos para transportar nos dias mais "cheios"... Uma autentica confusão! Opto sempre pelos dossiers com os devidos separadores identificados com cada unidade curricular referente ao semestre. Como é claro, isso varia muito de pessoa para pessoa. A título de exemplo posso vos dizer que a minha irmã experimentou utilizar cadernos o ano passado e resultou muito bem com ela...

- Canetas: Cores, cores, cores... Sou adepta de utilizar pelo menos 3 ou 4 cores para me ajudar a organizar os meus textos e apontamentos das aulas... Quando algo é mais importante e quero registar opto por trocar de caneta e colocar a informação a cor de rosa ou outra cor qualquer. Mas isso na faculdade quase que não dá! Verdade no início também me atrapalhava... Os professores falavam rápido e perder tempo a trocar canetas significa perder parte da matéria leccionada! Agora já tenho prática e não sofro desse problema mas no início a solução que encontrei para o problema foram aquelas canetas quatro em um. Quatro cores, uma caneta... bastava apenas trocar o "botão".

- Estojo: Estando no curso em que estou, o meu estojo precisa sempre de estar recheado! Preciso de canetas, tesoura, cola, lápis, borracha, marcador, entre outras coisas! O truque é ir ao encontro daquilo que sabes que à partida vais precisar e que te vai fazer falta... No meu caso sei que estas coisas são essenciais e tenho sempre um estojo razoavelmente grande para transportar todo este material... Muitas das vezes tenho material a dobrar como por exemplo o lápis e a caneta azul pois são as coisas que mais utilizo.

- Post it: São essenciais para mim e muito mais agora nesta fase em que me encontro. Costumo utilizá-los para marcar textos com ideias que retiro de lá, coisas que penso serem importantes relembrar e lá voltar. Agora que ando em fase de leitura de textos para a tese, têm sido uma bênção!

- Pen: As pens são fundamentais hoje em dia... São precisas para registar tudo e mais alguma coisa que retiramos da net ou para guardarmos determinados trabalhos. Tenho sempre em atenção no inicio de cada semestre que ela esteja limpa e organizada por pastas para me poder orientar.

Penso que de um modo geral, sejam estes os principais pontos da minha organização. Espero ter sido clara e ter ajudado tanto a Anita como os meus restantes seguidores... Como esta pode ser uma dúvida/curiosidade de várias pessoas, seria interessante que também deixassem como comentário alguns conselhos/experiências vossas sobre este assunto... Fico à espera!

Cátia ♥ 

9 comentários:

  1. Post bastante útil para quem vai para a faculdade, já comprei um dossiê daqueles largos mas gosto mais dos cadernos, não sei porquê mas não me dou com dossies...
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Obrigada querida! És super parecida comigo neste aspeto. Admito que ainda estou em dúvida entre utilizar capas ou cadernos...

    ResponderEliminar
  3. Muito organizada mesmo... eu sou um desastre nisso mas acaba por resultar porque estou num curso em que isso não afecta muito. Sou adepta de cores e de cadernos... um cor para cada disciplina para saber sempre de que aula de problemas é!
    Outro truque que uso é a dropbox funciona muito bem para ter os livros em qualquer dispositivo... partilhar trabalho... Pastas para partilhar com toda a gente. Funciona lindamente, melhor que as pen a meu ver porque nunca te esqueces em casa, não ganha virus, podes aceder em qualquer computador... Fica a sugestão!!

    ResponderEliminar
  4. Foi um bom resumo sim senhora :P

    Cátia, tens aqui uma supresa :D http://whenidoubtleaveitwhite.blogspot.pt/2014/08/premios-liebster-award.html#more

    ResponderEliminar
  5. Bom post! Sou, tal como tu, uma 'organizada-em-demasia' e, tudo o que referiste utilizo no meu quotidiano. Também utilizo dossier, até porque na faculdade os power point's e folhas soltas são o prato do dia, portanto tenho que ter um local onde os organizar. E com cadernos nunca dá, acabo sempre por me esquecer da folhas em casa por falta de sitio para as colocar. Assim com dossier, furo e ponho no separador da respectiva cadeira

    ResponderEliminar
  6. Ajudaste bastante! Eu acho que grande parte do meu problema é mesmo falta de organização!

    ResponderEliminar
  7. Em termos de organização era bastante parecida contigo. Excepto no uso do dossier. Sempre usei caderno e comigo resulta super bem. O dossier ficava em casa para guardar os 1001 artigos e ppt's :) Mas de resto, tal e qual.
    Também sou esquisita com agendas, confesso. Gosto delas bem pequenas para poderem andar sempre comigo e nem sempre há dessas com desenhos giros. O ano passado por acaso consegui encontrar no continente, da marca note it. Vamos lá ver se este ano volto a encontrar!!
    E, acredita, não te acho organizada em demasia. Na nossa profissão é essa organização que faz a diferença para melhor :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu contributo aqui no meu blogue! :)
Os teus comentários serão sempre que possível respondidos aqui...