domingo, 13 de julho de 2014

FILMES | Elle s'appelait Sarah


Nome do filme: Elle s'appelait Sarah
Realizador/ Director: Gilles Paquet-Brenner
Ano: 2010

Sinopse:
Baseado no livro de Tatiana de Rosnay, o filme de Gilles Paquet-Brenner conta a história de uma jornalista norte americana chamada Júlia Jarmond (Kristin Scott Thomas). Esta encontra-se em mudanças para o antigo apartamento dos avós do seu marido (Frédéric Pierrot) situado em Paris. Um dia, no trabalho, o seu patrão aborda as últimas notícias que saíram nas revistas concorrentes. A jornalista, relembrando as comemorações do 60º aniversário do Velódromo d'Hiver, propõem-se a realizar a capa onde iria abordar os acontecimentos da fatídica madrugada do dia 16 de julho de 1942. Enquanto realiza as suas investigações acerca da chamada Rafle, Júlia descobre que o apartamento para onde se está a mudar pertencia a uma das famílias judaicas que tinham sido levadas para o Velódromo e posteriormente deportadas para campos de concentração nazis. No decorrer das suas pesquisas, a jornalista descobre que houve apenas um membro da família Starzynski que sobreviveu: a Sara (Mélusine Mayance). O filme gira em torno de toda a pesquisa da jornalista assim como da vida de Sara.

Opinião pessoal:
Decidi ver este filme porque há cerca de dois anos li o livro da Tatiana de Rosnay. Quando o li, vivi a história e chorei com ela... Entretanto, soube há poucos dias que existia o filme e decidi vê-lo, muito receosa que me fosse desiludir devido ao facto de ter imaginado toda a história aquando da leitura do livro. Devo confessar que isso não aconteceu, muito pelo contrário! O filme ficou muito bem realizado e os actores foram bem escolhidos para representarem as personagens. No que respeita aos acontecimentos que foram encenados, estes traduziram na minha opinião uma meia-realidade daquilo que foi a II Guerra Mundial, sendo que achei nesse aspecto o livro muito mais real. De qualquer forma considero que este seja um bom filme e recomendo-o vivamente, principalmente às pessoas que gostam de filmes que falem desta época da história da humanidade.

A minha classificação: 8/10
Classificação IMBD: 7.5/10

Se quiseres ver o trailer do filme carrega aqui.

Cátia ♥ 

3 comentários:

  1. gostei muito do filme, ainda por cima fala dos temas que mais gosto de saber.. gosto muito de filmes e livros sobre a 2 guerra mundial.. ate já estou a ler o livro

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu contributo aqui no meu blogue! :)
Os teus comentários serão sempre que possível respondidos aqui...